terça-feira, 6 de novembro de 2012

As DANÇAS MITOLÓGICAS são trabalhos que nascem do continuo processo didático com grupos de Taijiquan. É uma representação lúdica de todas as atividades aplicadas em grupos de Taijiquan.
Num processo de construção genuína os alunos orientados pelo professor Jair Diniz produziram os símbolos coletivos. Estes símbolos são vários bonecos DRAGÕES E PEIXES ilustrados abaixo. Depois de construir alguns bonecos dragões a partir da nossa imaginação e sem nenhum modelo pré-concebido alcançamos a liberdade de criação para poder reproduzir um boneco que é uma réplica chinesa. 

Mais uma vez o processo didático se desdobra em outra atividade que sintetiza e da continuidade ao aprendizado. Esta posterior atividade é a CERIMÔNIA DAS ESTAÇÕES. Esta atividade é celebrada com a pratica do Qi gong, Taijiquan, Dança do Dragão. O Dragão agora dança em cada Cerimônia com uma estação do ano. Nesta celebração informal procura-se resgatar a gratidão e percepção dos ciclos do Universo.



Com os Dragões e Peixes fizemos várias intervenções em locais públicos e privados de São Paulo. Muitas destas intervenções aconteceram no Parque Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, situado no bairro da Barra Funda. Estas intervenções no Parque da Água Branca aconteceram como uma iniciativa voluntaria e também como uma bem sucedida chamada de atenção para mudanças de melhorias no parque assim como para preservação do mesmo (CERIMÔNIA DAS ESTAÇÕES, ver foto de pinturas nas gaiolas gigantes do parque). 


Dragão Bola - intervenção voluntaria no Parque da Água Branca





Dragão Pintado
Intervenção como uma bem sucedida chamada 
de atenção para mudanças de melhorias no parque. 
Construção coletiva com os frequentadores do parque do corpo do Dragão Pintado que dançará na CERIMÔNIA DAS ESTAÇÕES - Parque da Água Branca - SP - 1998








Preparação energética para a Cerimônia das Estações


Dragão Pintado fechando a Cerimônia das Estações - 
Parque Água Branca - SP - 1998






Dragão Verde - intervenção no Parque da Água Branca - SP - 1997



Dragão Bola - intervenção no Parque do Ibirapuera



Dragão Bola - apresentação de alunos no SESC Ipiranga



Dragão Caixa - 1993



Dragão Caixa - intervenção em aula aberta de Tai chi chuan - 
Pátio do Colégio - SP - 1994



Dragão Papelão 
oficina e intervenção na Feira da Pompéia - SP 



Dragão Verde - na Cerimônia das estações no SESC Ipiranga



Dragão Amarelo 
apresentação artística - Parque do Ibirapuera - SP







Biruta Peixe 
intervenção Ginastica Voluntaria - SESC - centro de São Paulo

Um símbolo de construção exclusiva do professor Jair Diniz foi o boneco Peixe que se tornou símbolo do MITO. Este boneco carpa é uma simples biruta em forma de peixe. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário