sexta-feira, 16 de novembro de 2012


filme Hunyuan Qigong pelo grão-mestre Feng Zhiqiang




AS ORIENTAÇÕES DO GRÃO-MESTRE FENG ZHIQIANG SOBRE VÁRIOS PONTOS DO TREINAMENTO:

- Que é muito importante a construção de uma base que o Nei gong (treinamento interno/meditação) e Qi gong (treinamento/trabalho da Força Interna) podem realizar.
- Que o treinamento de Zhan Zhuang (postura em pé como uma estaca) é muito importante e deve estar presente durante a execução dos movimentos.
- No treinamento Interno, o grão-mestre Feng Zhiqiang orientava que os estilos internos trabalham com a Intenção, pois assim, quando se usa a Intenção a Força Interna flui pelos Canais de Energia. Que ao contrário, os exercícios de Extrema força física quebram o Qi, ou seja, a Força Motriz. Vide o que são as lesões de atletas.
- Sobre o Dantian Inferior (campo do cinábrio), expressão da alquimia taoísta que se refere à área do corpo humano onde se deve concentrar e que está localizado entre o umbigo (ponto de acupuntura VC8) e o ponto Ming men (VG4 - ponto de acupuntura no canal de energia situado nas costas na linha da coluna vertebral) é o Centro do corpo físico e energético. Devemos desenvolver a Força Interna, o Qi, a partir deste ponto de concentração, primeiramente com posturas estáticas, coletando Qi até o momento de se sentir Calor e Movimento Interno em abundância o bastante para gerar o movimento externo. Dizia o mestre: quando a Intenção e o Qi abundante estão coordenados o Dantian se dinamiza e o Qi se espalha por todo o corpo de maneira Circular. Assim nossa prática é voltar à respiração pré-natal. Voltamos da nossa modalidade pós-natal à nossa origem pré-natal.
- Mestre Feng transmitiu os ensinamentos recebidos diretamente do mestre Chen Fake aos seus alunos, orientando sobre a Fajin (Emissão da Força Interna), característica típica dos movimentos do estilo Chen. Orientava que Fajin deve ser feita a partir do Dantian Inferior, de maneira relaxada, moderada e dirigida para um só foco corporal e não para todo o corpo.
- Um ponto que considero muito importante sobre as orientações do grão-mestre Feng é que este entendia que, embora as artes marciais sejam de combate físico, não se deve pensar em combate durante a prática e que o Tui Shou (empurrar as mãos), vivência de aplicação dos movimentos de Taiji quan entre duas pessoas, deve ser praticado num espírito de cooperação, sem qualquer pensamento de luta e que mesmo assim podemos evoluir marcialmente.

Numa síntese geral, o grão-mestre Feng Zhiqiang coloca alguns princípios dentre outros pontos para a dinâmica de prática:


  •      Suave é melhor do que forte: Fajin moderado para não autolesão do corpo.
  •   Lento é melhor do que rápido: para desenvolver a consciência corporal integral.
  •     Alto é melhor do que baixo: para evitar o exagero na base baixa que força as articulações dos membros inferiores.
  •      Longo é melhor do que curto: para promover relaxamento das articulações.
  •     Curvo é melhor do que reto: linhas curvas nos membros para sinergia entre os movimentos.
  •   Peso único é melhor do que peso duplo: peso numa perna para maior mobilidade corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário